terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Versão brasileira

Eu estava vendo um programa na televisão, que em sua programação falava sobre a valorização dos brasileiros pelas músicas nacionais, que hoje nós acabamos valorizando mais as composições gringas. Ao fim do programa começou a rolar um questionamento em minha cabeça.. Até que ponto isso é verdade?

Depois de refletir muito sobre esse assunto, eu cheguei a conclusão que realmente nós brasileiros estamos deixando parcialmente de lado as nossas músicas. "Parcialmente? Tem como isso Lucas?". E eu te respondo que sim meu caro. Parcialmente porque parece que parte (bem grande) dos brasileiros, só valorizam três gêneros músicas... Pagode, funk e sertanejo
Também não é pra menos, quase em todos os lugares tocam pelo menos um desses três, em barzinhos, baladas, nas rádios, novelas, comerciais, e naqueles carros que passam com som bem alto pelas ruas (por favor, parem com isso!). Ou seja somos totalmente cercados por esses estilos musicais.

Já aconteceu com vocês de perceber que sabe cantar determinado sertanejo, mesmo nunca ter ouvido a música por vontade própria? Comigo acontece muito! haha
 Atire a primeira Maça Envenenada, aquele que nunca se viu se balançando ao som de 'Show das Poderosas', ou algum outro funk. Cantando aquele sertanejo que toca toda hora nas rádios. Ou então aquele pagode do grupo que não sai dos programas de televisão. Tenho certeza que alguma dessas já aconteceu com vocês.

Pensando nesta questão da valorização dos brasileiros com a música, resolvi indicar aqui pra vocês três CDs nacionais que eu gosto muito..
     
                                                                               
                                                                               1. Banda do Mar




O primeiro CD que eu gostaria de indicar pra vocês é o da Banda do Mar, intitulado com o mesmo no da banda, que é formado por Marcelo Camelo (ex vocalista do Los Hermanos), Mallu Magalhães e Fred Ferreira.
 As faixas que são interpretadas alternadamente pro Mallu e Marcelo, trazem influências de surf music e blues, colocando dentro de um contexto pop rock e indie rock.
Aconselho todos vocês a ouvirem essa maravilha.





                                                                            2. Especial Ivete, Gil e Caetano




 Especial Ivete, Gil e Caetano é o próximo que indico a vocês. Surgiu a partir de uma programação de fim de ano da Rede Globo em 2011. Traz em suas faixas as vozes de Ivete Sangalo, Gilberto Gil e Caetano Veloso, interpretando de forma maravilhosa musicas de própria autoria, e de outros cantores.

 Neste CD o trio mostra que tem versatilidade de sobra, cantando o melhor do MPB.





                                                                            3. Ellen Oléria




O último que indico é da vencedora da primeira temporada do The Voice Brasil. Ellen Oléria, que tem o nome próprio da cantora é um obra incrível que traz músicas de própria autoria, além de canções que a mesma cantou no programa. Como em todo CD, esse também tem seus pontos altos e baixos, mas este se destaca com sua grande diversidade musical.
 Ellén com sua voz forte e marcante apresenta um ótimo trabalho, que traz uma grande mistura de gêneros, um pouco de rap, samba, rock, e claro o grande MPB.





  A música nacional vai além daqueles gêneros que citei lá em cima. Longe de mim estar desmerecendo qualquer um deles, ou então a música internacional, até porque eu escuto e sei apreciar uma boa música independente do gênero ou local de origem. Eu acredito que temos uma infinidade de músicas e CDs nacionais de alta qualidade espalhados, basta descobrimos e apreciarmos.. Afinal, a música quebra barreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©